“Muito amado”. Assim se traduz cada um dos ursinhos e tantos outros bichinhos de pelúcia registrados pelas lentes do fotógrafo Irlandês Mark Nixon. Após fotografar como retrato o ursinho de seu próprio filho, Mark teve a ideia de fazer o mesmo com os ursinhos de pelúcia dos filhos de seus clientes. Para sua surpresa, recebeu em seu estúdio ursinhos dos clientes, e não dos filhos deles!

A partir dessa experiência, começou a fotografar ursinhos de vários cantos do mundo, o que resultou no livro “Much Loved”, da Abrams Books. Os 65 retratos do livro são acompanhados por memórias de cada “criança” – de 5 a 104 anos!

 

O pediatra e psicanalista inglês Donald Winnicott denominou esses amados bichinhos de pelúcia, cobertorzinhos, travesseirinhos e afins, de objetos transicionais. Simbolicamente, estes objetos substituem a proteção materna e conferem à criança suporte emocional, especialmente nos momentos de separação, angústia ou solidão.

Inspirados nessas deliciosas imagens, lançamos o desafio: fotografe seu objeto transicional (sim, vale o da sua criança!), escreva uma memória sobre ele e compartilhe em nossas redes sociais (Instagram ou Facebook) ou envie para contato@ninguemcrescesozinho.com.br.

#desafioninguemcrescesozinho