Há exatos 10 anos, Patrícia L. Paione Grinfeld e Verônica Esteves publicaram o primeiro texto no blog Ninguém Cresce Sozinho. A ferramenta digital, relativamente nova, possibilitou difundir reflexões sobre parentalidade e primeira infância, alcançando pessoas em muitos cantos do Brasil e do mundo.

Quatro anos mais tarde, com a entrada da Roberta Alencar, Silvia Bicudo e Carla Kozesinski, o blog virou site para ficarmos mais perto de mães, pais e outros cuidadores de bebês e crianças. Iniciamos, assim, as primeiras rodas de conversas e atendimentos psicológicos (ainda limitados a 20 sessões), ambos, online. Nessa época os termos parentalidade e primeira infância eram pouco conhecidos e difundidos. Poucas também eram as intervenções com bebês/crianças e suas famílias fora da clínica que tinham como objetivo favorecer o exercício das funções parentais. Do caldo dessa experiência, somado ao desejo de trabalhar com a promoção da saúde mental na parentalidade e na primeira infância, desenhamos nossas primeiras oficinas lúdicas.

A essa altura, a Maithe Garlipp cruzou nosso caminho, viabilizando tirar o projeto das oficinas do papel. As primeiras oficinas, algumas em parceria com o Cozinha como Experiência, foram realizadas no espaço que ela e sua família tinham em Campinas-SP, o Lá na Vila. Logo, as oficinas e rodas também ocuparam diversas unidades do Sesc-SP.

Com a chegada da Gabriela Amaral experimentamos outros espaços de convivência e cultura, como livrarias, e começamos a cogitar levar nossas reflexões, acolhimento e escuta para dentro das empresas. Mas foi com a pandemia e os inúmeros desafios que ela trouxe para as famílias com bebês e crianças que a entrada no mundo corporativo tornou-se uma decisão estratégica para a Ninguém Cresce Sozinho. Queríamos estar ainda mais perto de quem cuida da geração futura, incluindo, agora, uma parte maior da sociedade.

A Maithe Garlipp, que desde o início apostou no nosso trabalho, mais uma vez nos deu a mão e, com ela e a Tatiana Machado, demos o primeiro passo nessa direção. Nesses 10 anos aprendemos, mais do que nunca, que ninguém cresce sozinho! Cada pessoa que fez e faz parte dessa trajetória, como leitor, seguidor, curioso, colega, parceiro, supervisor clínico ou institucional, cliente, fornecedor, amigo e familiar, de algum jeito contribuiu para esse momento que celebramos com um site totalmente repaginado pelo “sempre do nosso lado nos momentos mais difíceis”, Adonis Galvão.

Para quem está chegando, bem-vindo(a)! Para todos que fizeram e fazem parte desta história, gratidão! Seguimos cuidando da saúde mental de quem cuida e dos pequenos por meio de rodas de conversas, psicoterapia, atendimentos psicológicosorientação a pais, e com cuidados personalizados a partir das demandas das empresas que entendem que investir em cuidados à parentalidade e primeira infância é investir no futuro. 

Cuidemos juntos!