Tema mais que urgente, Puxou Quem?, reportagem de Rodrigo Bertolotto, aborda o tema da insegurança dos pais numa época em que sobram teorias sobre como criar os filhos. Leitura obrigatória!

Abaixo, trechos com as falas de Patrícia L. Paione Grinfeld, sócia-fundadora da Ninguém Cresce Sozinho. Aqui, a reportagem na íntegra.


(…)

A insegurança também pode ser reflexo de casais cada vez mais atarefados e isolados. “Os pais estão mais sozinhos, conectados virtualmente a muito mais pessoas, mas de um jeito menos coletivo. São poucos os lugares públicos de encontro, como praças ou mesmo as calçadas onde as pessoas se encontravam e ajudavam a cuidar das crianças daquele pedaço”, resume Patrícia Grinfeld, psicóloga de relação familiar e parental da rede profissionais Ninguém Cresce Sozinho. “Hoje, andamos com o vidro dos carros fechados, em apartamentos que nem sempre sabemos quem é o vizinho ao lado, correndo contra o relógio. Neste modelo social, com quem os pais podem contar?”, pergunta.

(…)

A transmissão familiar dá à criança senso de pertencimento àquele grupo. Ela só é ruim quando não há flexibilidade. “Muitas coisas passam de pais para filho sem que isso seja um problema. Mas, se as coisas são impostas de um jeito inquestionável, sem deixar nenhuma brecha para que o desejo da criança apareça, certamente ela se prejudicará de algum modo, pois temos aí uma submissão, que aliena e atrapalha o desenvolvimento”, opina Grinfeld.

(…)

O modelo tradicional de família vem sendo desmontado desde a década de 1960 com o surgimento dos anticoncepcionais e a aprovação de leis de divórcio. Antes, não havia grandes dilemas existenciais na criação dos filhos. “Daí em diante, especialistas de todas as áreas foram convocados para entrar na vida privada das famílias. O saber dos especialistas, difundido inclusive pela mídia, se tornou um saber absoluto a ser seguido pelas famílias. Diante de um saber que vem do outro (às vezes, imperativo), que pode até fazer sentido na teoria mas não na prática, muitos pais acabam ficando inseguros”, afirma Grinfeld.

(…)


Imagem: Uol TAB.