Faço meu depoimento sobre o Clube de Leitura de um duplo lugar: o de corresponsável pela curadoria e organização e o de participante dos encontros. A Ninguém Cresce Sozinho, desde sua origem, tem a literatura na sua alma. Começamos com os livros infantis. A paixão por eles, me fez, quando a Ninguém Cresce Sozinho era só um blog, ter uma seção dedicada a recomendação de títulos que abordavam temas comuns na infância/ou difíceis de serem abordados com crianças. Ao descobrir, ler, reler e recomendar livros, percebia o quanto eles facilitavam conversas. Daí surgiram alguns projetos: o Colo com Leitura (meu queridinho), o Primeiros Capítulos e oficinas lúdicas realizadas em torno de uma leitura.

Quando a Tati (Tatiana Machado) propôs um Clube de Leitura com textos literários atravessados pela temática da parentalidade, não hesitei. Com os projetos já realizados e a partir da minha própria experiência como leitora, eu experimentava muitos “ui”, “uau” a cada leitura. Entre socos no estômago e sopros nos ouvidos, a (boa) literatura nos toca fundo. Aciona memórias, permite associações, provoca insights, amplia repertórios, tira da zona de conforto, abraça. Resgata o que há de mais humano em nós e nos devolve humanidade, tão necessária neste tempo de virtualização, polarizações, guerras, desamparo, solidão.

Experimentar acompanhada esse mergulho intenso na humanidade, foi uma experiência incrível. Eu nunca tinha participado de um Clube de Leitura. Não tinha ideia de como seria. Foi muito bom, maravilhoso! Trocar impressões, ouvir mais histórias (de outros participantes, outros livros, podcasts etc.), se afetar pelo que a leitura afeta em cada um faz querer um encontro semanal, não mensal!

Deixo aqui meu convite, e agradecimento a cada contribuição da Tati e dos participantes: se você gosta de ler, tem vontade de ler, vem com a gente viver essa experiência! Não é preciso ser mãe ou pai. Todos nós somos filhos – e humanos; portanto, tem sempre alguma coisa da parentalidade em cada um de nós.

(Patrícia L. Paione Grinfeld, idealizadora e sócia-fundadora da Ninguém Cresce Sozinho)