Desfraldar uma criança não é uma tarefa que se faz de um dia para outro, pelo contrário. O desfralde é um processo que vai muito além da maturidade neurofisiológica e emocional da criança. Ele também é atravessado pelas experiências sensório-afetivas que acontecem já nas primeiras trocas de fralda, pelas vivências que a criança experimenta para além do trocador e pelas crenças e valores familiares e culturais.

Sendo um processo iniciado desde o comecinho da vida, não faz muito sentido apresentar às crianças livros sobre a retirada das fraldas e uso de penico ou vaso sanitário apenas quando elas começam a esboçar sinais de que o adeus às fraldas está próximo.

A literatura sobre a retirada das fraldas e o uso do penico ou vaso sanitário deve ser incluída no cotidiano das crianças na primeiríssima infância (0 a 3 anos) para que elas possam se familiarizar com o tema de maneira prazerosa, independente do momento de seu desenvolvimento. Isso evita, inclusive, que a leitura de livros que abordem esta temática seja recusada ou tida pela criança como pressão quando o treino esfincteriano é iniciado ou se depara com contratempos não imaginados.

Através das histórias, a criança se identifica com o personagem, transformando a narrativa do livro em sua também.

Guido Van Genechten, Mij Kelly & Mary Mc Quillan e Benoit Charlat, com seus personagens-animais (ou seriam personagens A-NI-MAAAIS, de tão incríveis que são?!), garantem boa diversão e aproximação à uma realidade que não deixa de fora nenhuma criança, família e escola, a realidade de que um dia as fraldas passam a fazer parte do passado!

Cadê meu penico?, de Mij Kelly, ilustrações de Mary Mc Quillan, Companhia das Letrinhas.

Cocô no trono, de  Benoit Charlat, Companhia das Letrinhas.

O que tem dentro da sua fralda?, de Guido Van Genechten, Brinque-Book.

Um presente incrívelde Guido Van Genechten, Brinque-Book.

Quatro clássicos incríveis. Difícil dizer qual o melhor.

Sobre a Patrícia L. Paione Grinfeld.

Para mais reflexões e informações sobre desfralde, participe da roda de conversas desfralde sem atropelos ou agende uma consulta de orientação a pais.