Ler pode ser uma divertida brincadeira. Brincadeiras podem estar dentro de um divertido livro – ou lixeira, gaveta, guarda roupa, revisteiro… Então, que tal aproveitar a leitura de livros que, além de divertirem, alimentam a imaginação e incrementam o livre brincar?
Uma caixa de papelão se transforma em carro, montanha, prédio, robô, navio pirata, balão, foguete.
Em casa de bonecos, prisão para bandidos perigosos, barco cheio de navegantes…
Vira casa, castelo, janela, túnel, berço ou um gostoso escorregador nos montinhos e montões dos jardins das cidades, das areias das praias, dos morrinhos da roça.
Vira casa, castelo, janela, túnel, berço ou um gostoso escorregador nos montinhos e montões dos jardins das cidades, das areias das praias, dos morrinhos da roça.
Já um retalho da cortina deixa de ser um presente sem graça quando ele vira babador, tapa-sol, vela de barco, lenço para ouvido, paraquedas ou lencinho do adeus.
Panos se transformam em cabana, cobertor, capa de super-herói, vestido de princesa, lenço de pirata, sling para boneca, tipoia de braço, balanço e por aí vai. Quanto mais pano, mais encantamento e diversão!
Entre os panos, pode haver um lenço, que vira penteado, manto real, turbante e tantas outras coisas, permitindo que o universo (feminino) adulto entre no infantil pela via do faz de conta.
E o jornal? Se ele é fonte de notícia para o pai, para o filho ele é um brinquedo e tanto! Vira barco, prancha de surf, avião. Permite viajar como e para onde quiser. Só não vale esquecer o chapéu!
Para saber mais sobre os livros:
- Dudu e a caixa, de Stela Greco Loducca, ilustrado por Jean-Claude R. Alphen, Companhia das Letrinhas.
- Não é uma caixa, de Antoinette Portis, Cosac Naify.
- O jornal, de Patrícia Auerbach, Brinque Book.
- O lenço, de Patrícia Auerbach, Brinque Book.
- Um presente diferente, de Marta Azcona, ilustrado por Rosa Osuna, Callis.
Em vídeo:
Nota: Este texto é uma adaptação do texto Livros que inspiram brincadeiras, publicado originalmente em 16/12/2013 no antigo blog Ninguém Cresce Sozinho.
Texto escrito por Patrícia L. Paione Grinfeld.
A Patrícia é psicóloga (PUC-SP), com pós-graduação em psicoterapia de casal e família (PUC-SP) e em psicanálise na perinatalidade e parentalidade (Instituto Gerar). Cursa especialização em estimulação precoce/clínica transdisciplinar do bebê (Instituto Travessias da Infância, Centro de Estudos Lydia Coriat-SP e UniFVC). Foi sócia-fundadora e integrante da equipe do Instituto Therapon Adolescência. Da atuação na saúde mental, migrou para a área comercial, trabalhando com atendimento ao cliente e comércio eletrônico. Em 2004 a carreira ficou de lado para dedicar-se à família. No retorno às atividades profissionais, além da atuação clínica, foi técnica do Programa Palavra de Bebê do Instituto Fazendo História. Desde 2012 é sócia-fundadora da Ninguém Cresce Sozinho.
José Carlos, estes livros costumam ser encontrados em livrarias que comercializam livros infantis. Caso não encontre algum título, sugerimos consultar a editora ou mesmo um sebo.
Bom dia! Onde encontro os livros para comprar?